sábado, fevereiro 24, 2007

Animation

Seria mais facil escrever logo em Ingles por causa da estranha falta de acentos... Por acaso os teclados tem: é è à ja desenhaditos nas teclas mas nada mais.
Hoje é dia de formacao e foi muito gratificante comecar pelas possibilidades da animacao com modelos em plasticina. Nao é so para criancas, é um processo extremamente criativo que podemos adaptar a qualquer publico. A sério!
Trata-se de Clay Animation.


(Agora é so escrever palavras com é, è, e à!!! ;o) )

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Um post sem acentos



Aviso antecipado: o teclado disponivel nao tem acentos e a escrita fica diferente. :0) Nao e estilo, nem desleixo, mas um exercicio curioso de nova escrita/leitura.

O nosso projecto viajou ate longe. Veio ate Bruxelas com mais nove projectos interessantissimos, mostrando como se trabalha bem no nosso pais, em parceria com os nossos colegas da Europa. O hotel esta repleto de representantes de todos os pontos que o eTwinning liga no nosso Continente.

De entre os stands que divulgam os paises envolvidos e acolhem todos os visitantes, o nosso Potugal merece grande destaque, pela apresentacao, pela simpatia, pelos doces irresistiveis e por tudo o que se tem feito ao nivel dos projectos que dao corpo a estas iniciativas. Os nossos vizinhos geograficos e de salao tambem avultam pela simpatia e alegria. Esta esta a ser uma experiencia muito enriquecedora e multilingue para todos.
Obrigada a cada um de vos que tornou este projecto possivel!


BRB

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Conferência eTwinning 2007

Vai ter lugar em Bruxelas, nos próximos dias 23-25 de Fevereiro, a Conferência eTwinning 2007, onde estará patente, a um público alargado, a exposição dos muitos projectos que vêm ligando as escolas dos países europeus, entre as quais, a nossa esa.

Haverá ainda lugar a sessões plenárias e atribuição dos respectivos galardões aos vencedores dos prémios europeus deste ano.



Segundo se pode ler no site do eTwinning:


  • O primeiro prémio é um acampamento de quatro dias sobre TIC e geminação escolar para 40 pessoas para cada parceria vencedora no final de Abril. Esteja atento para saber onde se vai realizar!
  • Os segundos prémios são convidados a participar numa das oficinas de formação de rede europeia e desenvolvimento que vão ter lugar ao longo do ano lectivo em diferentes países europeus.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Desfile de Carnaval 2007



Almada encheu-se hoje de uma alegria colorida e ruidosa com o desfile de Carnaval. A nossa escola esteve representada na assitência e no próprio corso, onde um dos gloriosos Beatles dançava ao som das músicas que se faziam ouvir. Era o Valter do 9º ano que desfilava pelo Beira-Mar Atlético Clube de Almada. E profetizavam várias vozes por ali "Estes é que vão ganhar!". Esperemos pelos resultados que serão conhecidos nos próximos dias!

Depois, todas as atenções se centraram em Tunico Ferreira, filho de Martinho da Vila, que nos visitou e somou mais alegria a esta tarde festiva.

Boas férias de Carnaval e até Quinta!

sábado, fevereiro 17, 2007

Anunciando a Primavera

A protecção e preservação da Natureza têm sido apanágio da acção da nossa escola, em cujos espaços circundantes, próximos de cada pavilhão, podes admirar espécies vegetais com uma beleza evidente.

Talvez já tenhas reparado que as árvores ostentam no seu tronco placas identificativas. Num relvado vicejante despontam plantinhas que a Primavera haverá de colorir e perfurmar, desenhando o logo da esa.
Por todo o lado há vasos bem cuidados acalentando a sua plantinha decorativa.

É só olhares à volta e verás como a Natureza tem o seu lugar de destaque no nosso recinto escolar.
A exemplo daquilo que foi feito no ano lectivo que passou, o Dia da Árvore vai ser um dia de festa. Com ele, celebra-se a Primavera e a alegria das flores, das aves e das gentes.

Talvez se volte a falar nos Celtas e no património cultural riquíssimo que nos legaram. Até lá, aqui fica uma sugestão: uma parceria de eTwinning intitulada The Celts - our common past.


quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Baile de Máscaras


O Carnaval vai ser recebido amanhã, na nossa escola, com o colorido, o mistério e a alegria de um Baile de Máscaras.
As decorações estão em curso e já se adivinha o resultado bonito que amanhã poderá ser contemplado por todos.
Que haja alegria, divertimento e respeito pelo outro!

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Cartas de Amor

Cartas de amor do tempo em que não havia Internet nem emails.

Isabelinha
A primeira cousa que compro assim que sair de casa é uma caneta para te escrever. Quero escrever-te antes das 4 e não encontro outro objecto senão este lápis.
Hoje e ontem não recebi carta tua. Fico preocupado. É possível que estejas de saúde, mas como posso sabê-lo? Por isso, cada vez que não tiveres possibilidade de escrever farás uma cousa muito agradável se me mandares um telegrama.




António, sinto-me sempre mal longe de ti. Tu se me visses por um óculo talvez não me recenhecesses. Curvo-me logo, ando com um andar hesitante e parece-me que devo parecer pateta. É como se estivesse sempre ausente. Também me enervo com muita facilidade. [...] Sinto uma necessidade constante de falar de ti.


in Só para o meu amor é sempre Maio - Cartas do Verão de 1943 de António José Saraiva e Maria Isabel Saraiva. Gradiva.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

The Study of Trees


Iniciámos há pouco tempo uma nova parceria (eTwinning) com mais duas escolas:
IES Sierra de Guara, de Espanha e Gimnazjum nr 6 w Koszalinie da Polónia. O tema é bastante aliciante e leva-nos a redescobrir o elemento arbóreo na nossa paisagem mais próxima e as suas representações, no âmbito das diversas disciplinas envolvidas.

Dar-te-emos a conhecer este projecto, que se pode revestir do maior interesse, fomentando o gosto pela Natureza e pela sua protecção e preservação.