domingo, setembro 30, 2007

25º Aniversário


Se te falar em Scott E. Fahlman, sabes a quem me refiro? Possivelmente já influenciou a tua escrita ou aquilo que lês na net ou nos sms. Trata-se de um Professor e Investigador da área da Informática na Carnegie Mellon’s School of Computer Science .

Há 25 anos atrás, no dia 19 de Setembro de 1982, conforme podes verificar abaixo, num gesto simples dotou a escrita de emoções:

19-Sep-82 11:44    Scott E  Fahlman       :-)
From: Scott E  Fahlman 
 
I propose that the following character
sequence for joke markers: :-)
Read it sideways. Actually, it is probably
more economical to mark things that are
NOT jokes, given current trends.
For this, use :-(

(http://www.cs.cmu.edu/~sef/Orig-Smiley.htm) :-)


Parabéns Smiley!!!

sábado, setembro 29, 2007

Biodiversidade


Tantas vezes usamos palavras de outrém que elas se tornam familiares e universais. Hoje em dia, é comum falar-se de "biodiversidade" e de "diversidade biológica", por exemplo, mas estes conceitos que já fazem parte do nosso capital conversacional foram criados, respectivamente, por E. O. Wilson e Thomas Lovejoy, durante a década de 80. Esta informação consta de um artigo escrito por Viriato Soromenho-Marques, no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias – nº 965, onde, referindo-se a uma conferência recente, subordinada ao tema Sociedade Civil, Empresas e Biodiversidade(1), conclui:



"Tudo se passa como se a humanidade estivesse acampada no planeta Terra, à
espera do próximo transporte para nenhures..."


A leitura desta coluna quinzenal dedicada ao Ambiente é altamente recomendada.

(1) Através da promoção de colóquios, conferências e seminários, o Programa Gulbenkian Ambiente (PGA) visa suscitar o debate alargado, assim como o aumento das competências, do vasto público a que ele se destina, em torno dos grandes eixos temáticos que foram seleccionados como prioridade para o ano de 2007. (http://www.gulbenkian.pt/detalhe_coloquio.asp?ID=34)

quinta-feira, setembro 27, 2007

Espelho e água e letras



A Baía ilumina-se num espelho de água.

Num tempo em que não há tempo, é tempo de parar e ganhar tempo observando a beleza que a natureza ainda nos dá.

Sara Frazão e Alexandra Figueiredo

quarta-feira, setembro 26, 2007

Celebrando a Diversidade


Feliz Dia Europeu das Línguas!


Um jogo: http://www.ecml.at/edl/game/talktome.html

Visita a um navio oceanográfico

O navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa vai fazer escala no nosso país e permanece por cá nos dias seis e sete de Outubro.
Será possível visitar as principais instalações científicas e técnicas deste navio multidisciplinar na companhia de monitores científicos e técnicos, quer dos Institutos de Ciencias Marinas e da Unidad de Tecnología Marina do CSIC, como da Unidade de Tecnologia Marinha que poderão prestar esclarecimentos sobre a construção desta embarcação.
Todas as sessões se repartem pelos turnos de manhã e tarde. As visitas apresentam uma duração aproximada de uma hora.
A não perder!
  • Nota: Para visitares o navio, integrado no grupo da escola, poderás contactar a professora Alexandra Figueiredo.

terça-feira, setembro 25, 2007

Recepção à Comunidade Educativa

O Fórum Cultural do Seixal vai ser palco, no dia 28 de Setembro, pelas 21:30h, de um espectáculo durante o qual actuarão os Grupos Galandum Galundaina e Pauliteiros de Miranda. Proceder-se-á, assim, à Recepção da Comunidade Educativa, num conjunto de iniciativas promoviadas pela Câmara Municipal do Seixal.
Do Programa de eventos constam as seguintes actividades:
Dia 29 de Setembro
Refeitórios da Mundet
15 horas - Lançamento do livro Flores Silvestres do Concelho do Seixal, da autoria de Manuel Lima
Dia 2 de Outubro
Parque do Serrado
11 horas - Inauguração de elemento escultórico alusivo à escola
Auditório dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal
14 horas - Workshop Educação para o Consumo
10 de Outubro
Auditório da Junta de Freguesia de Amora
10 horas - Apresentação dos Projectos Municipais do Plano Educativo Municipal

domingo, setembro 23, 2007

My father's glory-la gloire de mon pere

Uma cena memorável e muito terna.

el retrato marcel marceau

O mimo mais famoso do mundo partiu em silêncio...

Ética da terra



Ética da Terra, expressão cunhada por Aldo Leopold, refere-se a um desenvolvimento sustentável, valorizando o nosso património ambiental. No dizer de Viriato Soromenho-Marques:


Acima de tudo, Aldo Leopold redorda-nos que o grande sentido da palavra ética é o de construção de comunidades, de relações de partilha e de simbiose entre os seus membros. Ora, a humanidade tem historicamente traçado uma fronteira entre si e as outras criaturas. Paz na terra e com a terra, entre os homens e todas as criaturas. Esse o desafio e a tarefa vital da humanidade no século XXI.

(Jornal de Letras, 12-25 Setembro 2007, p. 33)


Uma leitura recomendada e agradável, numa obra grande de poucas páginas, deliciosamente ilustrada.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Escadaria da Igreja de Nº Sª do Monte Sião


Esta pintura (uma versão romântica e naif da foto do post anterior) está em exposição no Conselho Executivo da nossa Escola.
Isto só para provar que o que é belo atrai sempre o olhar!
Bom ano para todos!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Continuando

Parece uma imagem repetida mas, de facto, não é assim.
É aquela escadaria ladeada pelo arvoredo, bonita, encimada pela luz do sol.
Hoje tem por banda sonora as gargalhadas e comentários de quem por ali passa para a escola, subindo mais uns degraus da vida, sempre em frente.

Que este seja um ano lectivo assim mesmo, ascendendo com jovialidade para os saberes dos livros e das coisas sãs que nos tornam seres humanos de bem!


Bom regresso à escola!

sábado, setembro 15, 2007

Arranque festivo

Começamos o ano lectivo de forma festiva, celebrando o espírito ambientalista que levou à obtenção de mais um Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, correspondente à edição de 2006.

Este prémio resulta da implementação de uma programa sobre o qual se diz:

Destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino, o Programa Eco-Escolas pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
Mas qualquer que seja o reconhecimento que um projecto mereça ele é fruto do trabalho árduo e da entrega de alunos e professores da nossa escola que, discretamente - é preciso dizê-lo -têm vindo a proporcionar muitas alegrias neste sentido. Um bem-hajas a ti Xana! Um bem-hajas a ti Ricardo! Parabéns a todos e que este prémio seja inspirador para mais um ano de sucessos!

sexta-feira, setembro 14, 2007

Anos 70, 80 e 80


A rádio m80, que poderás ouvir desde Abril deste ano, acompanha-te com os sons dos anos 70, 80 e 90. Vale bem a pena escutares os temas dessas décadas que se tornaram muito populares desde logo.

Se estás na região de Lisboa podes sintonizar a emissora na frequência 96.6; selecciona 89.5, se estiveres perto da cidade do Porto.