sexta-feira, abril 25, 2008

Olimpíadas do Ambiente

A edição deste ano das Olimpíadas do Ambiente tem, para nós, uma alegria acrescida, já que dois dos finalistas são alunos do 12º ano, da nossa escola.

Desde já, lhes damos os parabéns pelo seu sucesso e desejamos boa sorte para a final que decorrerá no magnífico cenário natural da Serra da Estrela.

Muitas felicidades!

Dia Internacional da Terra

No passado dia 22 de Abril, celebrámos a Terra no seu esplendor e a nossa escola não deixou de assinalar uma data tão importante.

Esteve, assim, patente no espaço amplo da Poli, uma exposição itinerante ilustrativa do tema: Alterações Climáticas - O futuro do nosso clima: o homem e a atmosfera.

Esta iniciativa partiu dos professores de Geografia que nos propuseram uma reflexão séria sobre os impactes ambientais da acção humana, as causas das alterações da composição da atmosfera e as principais consequências da poluição atmosférica.

quinta-feira, abril 17, 2008

Se gostas de fazer ilustrações

"A Sociedade Britânica para a História da Ciência lançou um concurso dedicado às comemorações do bicentenário de nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos de publicação da "A Origem das Espécies".
Os participantes deverão desenvolver um trabalho de ilustração original e que melhor assinale a importância destas comemorações. Os vencedores, a anunciar a 5 de Julho de 2008 na conferência BSHS/CSHPS/HSS a realizar no Keble College, em Oxford, receberão um montante em dinheiro de 120 libras (cerca de 125 euros).
Os trabalhos devem ser enviados por correio electrónico para outreachcompetition2008@bshs.org.uk até 6 de Maio de 2008."
Informações adicionais estão disponíveis em:
ou directamente no sítio da organização em:

quarta-feira, abril 16, 2008

O nosso repórter e o Rio Judeu


A implementação do "Projecto Rios" compreendeu deslocações ao Rio Judeu, por parte de alunos do 10ºA, da esa.
Numa dessas ocasiões, puderam testemunhar algo de pouco agradável que ficou documentado no sítio dos Young Reporters for the Environment, conforme podes ver seguindo a ligação abaixo:

http://tinyurl.com/458umr

segunda-feira, abril 14, 2008

Concurso WebMaster 2008


A Microsoft Portugal lançou no passado dia 26 de Março o Concurso WebMaster 2008. De âmbito nacional, este concurso visa a criação de páginas Web dedicadas ao tema da Segurança na Internet. Dirigido aos estudantes dos ensinos básico e secundário, o WebMaster 2008 tem como principal objectivo desenvolver o espírito criativo e empreendedor dos estudantes, representando uma oportunidade única para estes mostrarem o seu talento e capacidade de inovação na Internet.

A data limite para entrega dos trabalhos é dia 19 de Maio.

Individualmente ou em grupos, todos podem participar. Sê um Aluno Inovador! Para ficares a saber mais passa pelo site do concurso.
(Enviado pela professora Manuela.)

quinta-feira, abril 10, 2008

Resíduos em Movimento – uma viagem virtual


No dia 10 de Abril, a carrinha da AMARSUL estará na nossa Escola das 9:00 às 18:00 horas. As turmas escolhidas para participarem nesta viagem virtual são do 8º ano pois pensamos que serão as que mais beneficiarão deste evento dado que, os conteúdos programáticos se adequam melhor a este tema. Simultaneamente, irão decorrer oficinas de reutilização de materiais.
O primeiro turno a concluir a referida viagem virtual irá proceder à colocação das primeiras camadas no compostor da ESA.
Professora Alexandra Figueiredo

segunda-feira, abril 07, 2008

Dia Mundial da Saúde


Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde.

Para ficares a saber um pouco mais, aqui fica uma leitura importante:


World Health Day, on 7 April, marks the founding of the World Health Organization and is an opportunity to draw worldwide attention to a subject of major importance to global health each year. In 2008, World Health Day focuses on the need to protect health from the adverse effects of climate change.
The theme “protecting health from climate change” puts health at the centre of the global dialogue about climate change. WHO selected this theme in recognition
that climate change is posing ever growing threats to global public health security.
Through increased collaboration, the global community will be better prepared to cope with climate-related health challenges worldwide.
Examples of such collaborative actions are: strengthening surveillance and
control of infectious diseases, ensuring safer use of diminishing water supplies, and coordinating health action in emergencies.


Foto: a nossa horta.

domingo, abril 06, 2008

A nossa Horta-Jardim biológica


Os alunos da turma I do 11º ano, da nossa escola, desenvolveram um conjunto de actividades que lhes valeram uma Menção Honrosa na primeira edição do concurso "A minha Escola é Bio".


Esta distinção ser-lhes-á entregue no próximo dia 9 de Abril, na Quinta Biofrade.

O projecto que levaram a concurso chama-se "Horta-jardim biológica" e os produtos hortícolas lá produzidos já foram utilizadas no refeitório e nos bares, tanto dos professores como dos alunos.

Parabéns aos nossos jovens e aos professores que os acompanham e ajudam a desenvolver a sua cidadania e hábitos de crescimento sustentável!

Parabéns a todos os participantes nesta iniciativa!

quinta-feira, abril 03, 2008

Ideias com Luz


A professora Alexandra Figueiredo recebeu um mail muito agradável onde se podia ler o seguinte:


É com enorme felicidade que vos informo através deste mail sobre as classificações do concurso de fotografia – Ideias com Luz – , realizado no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que a Divisão de Biblioteca e Arquivo Histórico em cooperação com a Divisão do Ambiente, desenvolveram junto da comunidade escolar.

O Júri, após apreciação, deliberou premiar com base nos critérios de
qualidade técnica, adaptação ao tema, criatividade e originalidade, os seguintes
concorrentes:


- 1º lugar - a uma das fotografias do Clube de Fotografia da Escola Básica 2 e 3 Dr. António Augusto Louro;
- 2º lugar - o conjunto das fotografias do Clube de Fotografia da Escola Básica 2 e 3 Pedro Eanes Lobato;
- 3º lugar - a uma das fotografias do Projecto e Twinning da Escola Secundária de Amora;
- Menção Honrosa - ao conjunto das fotografias da participação individual, Olga, da Escola Secundária de Amora;


Parabéns!!!

terça-feira, abril 01, 2008

Não te deixes enganar


Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir.

(Churchill, Winston)

Encontrado no Citador.