terça-feira, dezembro 30, 2008

Feliz Ano Novo!


Happy New Year !
Upload feito originalmente por * Honest *



Sede bem-vindos ao nosso blogue!
Aqui vos deixamos expressos os desejos de que o próximo ano seja o primeiro de muitos outros, sempre festivos, sempre felizes e plenos de alegrias e sucessos a recordar!
Próspero 2009! :)

segunda-feira, dezembro 29, 2008

WWI Scots and German opera singing. Joeux Noël

Um filme cheio de beleza, um hino à Paz. Uma sugestão para este Natal e todos os outros: Joyeux Noël de Christian Carion.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Feliz Natal!




Christmas time
Upload feito originalmente por Antonimus


Que todas as árvores e luzes de Natal que decoram a nossa escola - e que evocam sentimentos nobres e estendem laços de bondade e carinho - inspirem o nosso Natal e que possamos levar a felicidade a quem dela precisa!
Boas Festas a todos!
Que a vida seja assim, também, um polissíndeto de coisas boas. :)

quinta-feira, dezembro 18, 2008

O Cantinho do Idoso


No âmbito do trabalho desenvolvido pelos formandos da turma EFA 1 NS, na Área de Competência-Chave CLC, ligada ao DR4, no qual se pretende
Mobilizar saberes culturais, linguísticos e comunicacionais para lidar com patologias e cuidados preventivos relacionados com o envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
(In REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE para a Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário. p. 73)

foram produzidos alguns panfletos, de entre os quais, destacamos este que aqui publicamos.
Parabéns às suas autoras!

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Distúrbios Alimentares - colóquio

Os formandos da turma 2B3 dos Cursos EFA têm vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa e sensibilização sobre questões inerentes aos distúrbios alimentares.

A culminar este processo, organizaram um colóquio que terá lugar no Anfiteatro Grande, da nossa escola, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 21h.

No papel de oradoras principais, teremos a honra de receber a Dra. Cristina Samoqueiro (Socióloga) e a Dra. Jacqueline Dias Fernandes (Nutricionista).

domingo, dezembro 14, 2008

How to use Furoshiki


How to use Furoshiki
Upload feito originalmente por vaneea

Furoshiki é o nome de uma forma de embrulhar presentes divertida e muito criativa, que envolve a utilização de um pedaço de tecido grande, de forma a criar embrulhos elegantes e práticos. A melhor parte é que, depois de desembrulhar o presente, não há nada para deitar fora! E o “embrulho” pode ser reutilizado muitas e muitas vezes!

Descubra esta arte vendo o filme que explica pormenorizadamente todos os passos, seguindo esta ligação:

http://www.recyclenow.com/what_can_i_do_today/furoshiki_japanese_w.html

sábado, dezembro 13, 2008

ESA e a Poluição Troposférica

12 de Dezembro 2008

Uma experiência, efectuada num balão estratosférico flutuando a 35 Km de altitude sobre a floresta Amazónica pretende validar um dos instrumentos que operam no satélite meteorológico MetOp que também foi utilizado como suporte para a preparação da candidatura da missão “Earth Explorer” TRAQ .

TRAQ (composição Troposférica da Qualidade do Ar) é um dos seis candidatos às “Earth Explorer missions” que recentemente completaram os estudos de avaliação. O conceito desta missão irá ser apresentado na “User Consultation Meeting” em Janeiro de 2009. Três missões serão, então, seleccionadas para a fase de implementação. Se este projecto for seleccionado, conduzirá à selecção da sétima missão “Earth Explorer” da ESA ( Agencia Espacial Europeia).

À medida que a população da Terra tem vindo a crescer, o planeta tem vindo a sofrer as consequências do inevitável crescimento das indústrias, o que leva a um aumento quase exponencial da concentração de substancias químicas de origem antropogénica na atmosfera, Tudo isto contribui para as alterações do clima a nível global. É evidente que estas alterações têm um impacto negativo ao nível da saúde humana bem como em todas as outras formas de vida existentes no nosso planeta.

Neste contexto, é necessária uma melhor compreensão dos processos físico-químicos complexos que ocorrem na parte mais baixa da atmosfera - a troposfera. É indispensável perceber como as concentrações de gases provenientes de aerossóis e de outras origens, tais como, monóxido de carbono, ozono, dióxido de azoto e metano afectam a qualidade do ar que respiramos.

Como resposta a estas questões, os objectivos dos candidatos à missão TRAQ são:seguir o rasto de gases e aerossóis na troposfera e melhorar o nosso conhecimento sobre a qualidade do ar. Para mais informações consultem a página da ESA:

http://www.esa.int/esaEO/SEMDDBSTGOF_planet_0.html

(Enviado pela professora Alexandra)

sábado, dezembro 06, 2008

Between the rocks


Between the rocks
Upload feito originalmente por quas

A partida de alguém que ainda "ontem" estava ao nosso lado na escola, que misturava as suas gargalhadas com o ar espesso dos dias frios, deixa-nos quietos, sem perceber muito bem, pela falta de aviso, pela falta de sentido, pela falta que aquela pessoa nos faz.
E as recordações espalham-se a preto e branco, sem a cor das gargalhadas, do calor da vida.
Obrigada por teres estado connosco e por nos fazeres sorrir contigo, Gabriela!

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Votos de Boas Festas

Temos recebido trabalhos de alunos dos vinte e sete estabelecimentos de ensino europeus, nossos parceiros no mais recente projecto eTwinning: Magic Christmas Trees and Wishes. Foram-nos enviados votos de boas festas em várias línguas, traduzindo o mesmo carinho e a mesma magia.
Os formandos da turma 2B3, dos cursos EFA, da nossa escola, lançaram mãos ao trabalho e também eles produziram postais de Natal, cheios de beleza e ternura.

Postcard

Bem-hajam!

O trabalho continua...

Podemos ver no topo desta página, à direita, uma fotografia tirada e gentilmente cedida por Dora, formanda do 1B3.

Dia Polar Internacional


No dia 4
de Dezembro, o Ano Polar Internacional comemora o seu sétimo Dia Polar Internacional. Desta vez o tema incide nas pesquisas levadas a cabo acima da superfície polar, incluindo os estudos atmosféricos, meteorológicos, astronómicos, e os sistemas de observação espacial.


Estes Dias Polares são uma forma fácil e divertida de professores, alunos e público em geral poderem aprender mais acerca das Regiões Polares e, simultaneamente, de demonstrar o seu apoio à comunidade científica envolvida no estudo destas Regiões sensíveis do nosso Planeta. Mais informações em:

http://www.portalpolar.com/index.php?option=com_content&task=view&id=218&Itemid=1.

(Enviado pela Xana)


segunda-feira, dezembro 01, 2008

Espectáculo raro


DSC01931
Upload feito originalmente por pedro.gaspar
Esta noite, olhando o céu é possível admirar algo de raro e pleno de beleza: Vénus e Júpiter acercam-se do quarto crescente de uma lua luminosa.

Boa noite e sonhos doces! :)