sábado, maio 30, 2009

Novo galardão


hand claps
Upload feito originalmente por Jesse Draper

Voltamos a ter motivos para celebrar com alegria, pelo reconhecimento de que foi novamente alvo o nosso lado verde. Com efeito, o trabalho que a professora Alexandra Figueiredo tem vindo a desenvolver, com os seus alunos em prol do ambiente, voltou a ser premiado.
O artigo "From Waste to Electricity" escrito em colaboração entre a nossa escola e a Doruk Uz-METU High School, da Turquia, foi recentemente galardoado pelo Júri Internacional dos Jovens Repórteres Para o Ambiente.

Muitos parabéns aos jovens Alef Salles e André Soromenho!
Parabéns às suas professoras também!

Para saber mais, basta visitar:

http://www.youngreporters.org/

quinta-feira, maio 28, 2009

quinta-feira, maio 21, 2009

Diálogo Intercultural


The Immigrants
Upload feito originalmente por norjam8
No passado dia 23 de Abril teve lugar, na esa, uma sessão de formação subordinada ao tema "Diálogo Intercultural". Esta iniciativa inscreveu-se nas temáticas abordadas na Unidade de Competência 6, dos Cursos EFA de Nível Secundário e que reflectem as questões inerentes à Imigração.

A sessão foi dinamizada pelo Dr Fernando Baião, do ACIDI (Alto Comissariado Para a Imigração e Diálogo Intercultural), que a todos contagiou com a sua amabilidade, poder comunicativo e capacidade de lançar desafios.
O ambiente de trabalho, cheio de dinamismo e boa disposição não podia ser melhor.
De todos os contributos, fica-nos uma ideia clara e tão séria: aqueles que deixam tudo e todos aqueles que amam para trás e se lançam num mundo desconhecido, cuja língua mal dominam ou sequer entendem, são verdadeiros heróis e nós temos uma História de heróis que se renova todos os dias.

Nós e a Comunicação Social II


breakfast with view
Upload feito originalmente por peia... missing you all!!!
A doutora Dr.ª Jacqueline Fernandes regressou à esa, a convite do Porta Aberta e passou a dedicar, gratuitamente, parte do seu tempo, ao acompanhamento daqueles que a procuravam.

Conforme pode ler-se aqui, este facto mereceu a atenção da revista Visão, segundo a qual:

A procura das consultas é maioritariamente feita por raparigas, mas os rapazes já começam também a aparecer, incentivados pelas amigas ou namoradas. Alguns dos estudantes já mobilizaram os familiares a terem alguns cuidados com a alimentação.

Podemos saber um pouco mais sobre o impacto destas sessões na reportagem recentemente transmitida, durante a edição do Telejornal de 15 de Maio, no Canal 1.





Nós e a Comunicação Social I


splash en trio
Upload feito originalmente por DanD.
No âmbito da realização de um trabalho de pesquisa e projecto ligado ao Tema de Vida, escolhido pelos formandos da turma 2 B3, dos Cursos EFA, da nossa escola, foi promovido um Colóquio de divulgação para a Comunidade, versando os Distúrbios Alimentares, com particular incidência na Anorexia Nervosa, na Bulimia e na Obesidade.

Dos contactos estabelecidos pelos formandos, resultou a participação de duas profissionais que trouxeram o seu valioso contributo às apresentações feitas pelos nossos jovens.
Tivemos a grata experiência de escutar as intervenções da Dra. Cristina Samoqueiro (Socióloga da Câmara Municipal do Seixal) e da Dra. Jacqueline Dias Fernandes (nutricionista, APN).

Da entrega dos nossos formandos na feitura deste projecto resultou o desocultar de verdadeiras dúvidas e angústias decorrentes da adopção de hábitos alimentares pouco adequados, associados a questões de auto-estima e da imagem de si.

Nós e a Comunicação Social


USB Retro Microphone
Upload feito originalmente por techfever

O final do ano lectivo já se vai instalando a olhos vistos pela escola e as energias vão confluindo para os diversos momentos de avaliação, como sempre acontece por esta altura.

Entre livros e discussões animadas sobre as matérias, temos vindo a receber visitas ligadas à Comunicação Social, que se prendem com os nossos hábitos alimentares.
Neste capítulo, podemos enaltecer o trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa escola, denotando preocupações sérias na instituição de hábitos alimentares equilibrados e saudáveis. Temos vindo a observar a criação de desafios que promovem o consumo de produtos lácteos, no bar, num conjunto de iniciativas da responsabilidade do Núcleo para a Saúde da ESA.

Um bem-hajam à Ana Risso e à Ana Paula Santos!


domingo, maio 17, 2009

Cristo Rei - 50 anos


Há cinquenta anos atrás foi inaugurado o monumento a Cristo Rei e esse dia feliz revestiu-se de festejos assinaláveis. Também hoje, essa data é comemorada, recebendo, a cidade de Almada, a honra imensa da visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Vale a pena recordar os festejos que tiveram lugar no passado; os do presente, podemos testemunhá-los amanhã, pela televisão ou no próprio recinto.



segunda-feira, maio 04, 2009

Extraordinárias Lições de Vida

Amor de Mãe


Mother's Love
Upload feito originalmente por Jey-Heich

Palavras para a Minha Mãe

mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"