sexta-feira, maio 28, 2010

Eis que o espectáculo começa!


Curtains
Upload feito originalmente por lemonpassion

A nossa escola vive momentos de verdadeira azáfama entre vários começos.
Preparamo-nos para ocupar as novas instalações que as obras aprontaram.
Hoje à noite, pelas 20 horas faz-se silêncio para deixar que as letras de poemas e teatro nos cativem. A culminar, a dança subirá ao palco do nosso refeitório, prestes a mudar de lugar.
Será um dia memorável, de alegria e júbilo pois haverá de cair o pano sobre dois anos de intenso trabalho, para as turmas 5 e 6 SA dos Cursos EFA.

Parabéns a todos e felizes começos!

quarta-feira, maio 26, 2010

Comenius: nós e os nossos parceiros


Temos em curso um projecto ligado ao Programa Comenius, na nossa escola, que nos tem permitido estabelecer e alimentar laços de amizade com professores e alunos de outras escolas europeias.

Na Amora, contamos com uma equipa docente e alunos muito dinâmicos, embaixadores do nosso país junto dos seus novos amigos.

Para ficares a saber um pouco mais, vem até à sala polivalente, perto do bar, ver a exposição de trabalhos e de fotografias que testemunham momentos de alegria e práticas de cidadania.

sábado, maio 15, 2010

VIII edição da iniciativa Saúde para Todos


Blood Pressure
Upload feito originalmente por NHS Stockport

O Parque Urbano das Paivas e a EB1 também das Paivas vão acolher mais uma edição desta iniciativa promotora de hábitos saudáveis.

O programa estende-se por dois dias (22 e 23 de Maio, das 9:30 às 19 horas) e contempla muitas actividades, como: palestras, rastreios, "workshops", aulas abertas e fóruns de conversa, entre outras.

A organização está a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo do Seixal, em parceria com o Lions Clube do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora.

Water

"Water" é o título de um breve filme criado a partir deste sítio, pela formanda Albertina Ângelo, (turma CC2) no âmbito da UFCD 5 (TIC), nas sessões de Inglês.

Aqui fica, pois um trabalho que se integra num percurso reflexivo sobre a publicidade, com recurso às potencialidades da Web 2.0.



Entre Tróia e a Grécia

Uma pequena delegação de formandos e formadores da turma CI1 dos Cursos EFA, da nossa escola assistiu, esta semana, no Teatro Municipal de Almada, a uma representação da peça Troilo e Créssida de William Shakespeare, com encenação de Joaquim Benite e José Martins.

Trata-se de uma obra menos facilmente integrável nas categorias de tragédia ou comédia, apontando-se-lhe, por vezes, algumas irregularidades a esse nível. Como noutras peças com assinatura de Shakespeare, o humor refinado e até jocoso atenua o horror e a tensão. As pessoas vacilam, amam, conspiram, expõem-se, não são personagens lineares sem rosto, vivem com arrebatamento a guerra e a paixão, arrastam-nos para as suas causas e os seus medos.

Para mais informações: uma visita aqui.

terça-feira, maio 04, 2010

Ouvindo os livros apenas


Numa iniciativa da Escola Secundária Artística António Arroio, durante 45 minutos, todos se aquietam para «Ouvir o Silêncio a Ler».

Alunos, docentes, auxiliares, funcionários de secretaria, do Centro de Recursos, do refeitório, da limpeza, e todos os demais libertam-se de outros afazeres para se instalarem no silêncio a desfrutarem da leitura.

Uma ideia a seguir, sem dúvida. ;)


Aqui fica uma sugestão de consulta sobre as vantagens desta actividade:

http://tinyurl.com/2yzy8v

Pintando a UE


Sizzling Departure
Upload feito originalmente por vector1771 (Hangar71.com)

Os alunos do 8º H iniciaram o estudo sobre a União Europeia e estão a empenhar-se. Os trabalhos expostos na sala de aula são testemunho do seu esforço. Nestes exemplos temos cores fortes e intensas em que o contraste se torna o traço dominante.
Nem de propósito, as bandeiras de cada um dos países da UE, também deram uma ajuda. Mas, atenção! Se não fosse a mão firme dos artistas, o resultado seria outro.


sábado, maio 01, 2010

Tópicos de cidadania


Curso de Empregado/Assistente Comercial


No âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual (CMA), a turma do 8º H realizou diversas actividades alusivas aos temas:




Organização de um Estado Democrático,

Ambiente e Desenvolvimento, entre outros.



Aqui estão expressos alguns dos seus trabalhos. A metodologia utilizada facilitou a sua concretização.

E podemos dizer, neste momento, que a vontade foi dando novas perspectivas, nos diferentes elementos da turma.