domingo, outubro 01, 2006

Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares

No passado dia 25 de Setembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, teve lugar o Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares, ao qual assistiram membros da nossa comunidade escolar.
Das diversas comunicações, destacaria Cómo Pinocho aprendió a leer apresentada por Alberto Manguel .

O autor fala-nos de três níveis de leitura. Conforme pode lêr-se neste texto, num primeiro momento, aprendemos o código escrito que cifra a memória de uma sociedade; a seguir, aprendemos a sintaxe própria desse código; mais tarde, entramos num estádio mais complexo, em que a nossa aprendizagem se centra já no modo como o texto escrito nos ajuda a conhecer o mundo que nos rodeia de uma forma profunda, imaginativa e prática.

Usando a fábula de Pinóquio como metáfora da nossa aprendizagem da leitura efectiva e criação da nossa própria cidadania, Alberto Manguel termina, dizendo: quando Collodi (autor d' As Aventuras de Pinóquio) afirmou a importância do pão sobre as palavras, estava muito consciente de que a crise de uma sociedade é, em última instância, uma crise da imaginação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma leitura a não perder.