segunda-feira, outubro 23, 2006

"Ranking" das Escolas


A análise das médias obtidas pelos alunos nos Exames Nacionais torna a ditar o posicionamento das respectivas escolas numa listagem que agora é publicada. A Secundária com 3º Ciclo de Amora figura em primeiro lugar, de entre as escolas do concelho do Seixal, num mapa de estabelecimentos de ensino da chamada área da grande Lisboa, encontrando-se na 86ª posição , num universo de 144 escolas.
A nível nacional, surge na 315ª posição, segundo dados do jornal Correio da Manhã e na 296ª, segundo o jornal Público.

A lista de análise contemplou 607 escolas.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Fernando Pessoa e a Mensagem



Conforme se anuncia na página de apresentação, estamos em presença de um site sobre Fernando Pessoa. Aqui poderás encontrar muitos recursos que te ajudarão a compreender melhor a obra deste poeta de vulto na nossa literatura.

Para além de todo o conteúdo informativo, é ainda possível aceder a uma versão anotada e comentada da Mensagem .

Aqui fica um convite para um passeio online ilustrativo das moradas de Fernando Pessoa em Lisboa.

Já agora, duas sugestões de leitura:

* O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago.

* Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa de Antonio Tabucchi.

Reconheces?


Reconheces esta paisagem? Trata-se de um óleo da autoria de Paulo Ferreira (1911-1999), que podemos contemplar no Museu do Chiado, em Lisboa.

Esta obra data de 1852 e tem por título Vista da _______ . (Consegues adivinhar o nome que falta?)

segunda-feira, outubro 16, 2006

Arquivo de Poesia


Deixar que as teclas nos levem a folhear as páginas deste arquivo, permite-nos, não apenas ler poemas de autores de agora e de outros tempos, mas também ouvir as suas vozes.

Retomamos a tradição da poesia oral que nos lembra Homero.

Com efeito, a partir deste projecto, podemos viver uma experiência única que é a audição de poemas lidos pelos próprios poetas que lhes deram forma.

Conforme se explica na página de apresentação, "Some actors read poems effectively and poets sometimes read other poets' work with intelligence and sympathy. But writers have a particular right to their own work and we are taken to a deeper level of understanding by hearing how they speak it. To students of poetry and to all lovers of literature, such a reading is a powerful source of insight, understanding and enjoyment."

domingo, outubro 15, 2006

Dr Muhammad Yunus e o Banco Grameen


O Prémio Nobel da Paz foi atribuído ao Banco Grameen de Bangladesh e ao seu fundador, o economista Muhammad Yunus.
Este galardão veio premiar o homem que criou uma rede de microcréditos para os mais desfavorecidos, valendo-lhe o tratamento de banqueiro dos pobres.
A sua acção lançou as bases para um desenvolvimento social e económico considerável.

«Todo e cada indivíduo no mundo tem o potencial e o direito de viver uma vida decente. Em várias culturas e civilizações, Yunus e o Banco Grameen têm demonstrado que mesmo os mais pobres dos pobres podem trabalhar para o seu desenvolvimento», concluiu a Comissão Nobel.


If I could be useful to another human being, even for a day, that would be a great thing. It would be greater than all the big thoughts I could have at the university.
Muhammad Yunus

quinta-feira, outubro 12, 2006

Prémio Nobel da Literatura

O comité Nobel anunciou hoje o nome do autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2006. A distinção recaiu sobre o escritor Orhan Pamuk, de origem Turca.
Nascido em 1952, em Istambul, licenciou-se em Jornalismo, mas optou por seguir a sua vocação para a escrita, tendo-se notabilizado através da publicação de obras, como: A Cidadela Branca, O Livro Preto e Os Jardins da Memória, disponíveis no nosso mercado livreiro.
Pronunciando-se sobre o autor, a Academia afirmou

Na busca da alma melancólica da sua cidade natal, (Pamuk) descobriu novos símbolos para o choque e o entrelaçar de culturas.

Parabéns ao vencedor!

Brevemente será divulgado o laureado com o Nobel da Paz.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Citações


Por vezes, conhecemos, dos outros, palavras e frases que fixamos e parecem ajustar-se a situações e contextos que encontramos no nosso dia-a-dia.
Algumas delas, de tão claras e "certeiras" podemos integrá-las em trabalhos ou até mesmo em conversas.
Neste caso, convém sempre identificar a sua proveniência. É honesto e dá a quem nos lê/ouve a oportunidade de "adoptar" também as mesmas citações.
Se escrevemos, não nos podemos esquecer de delimitar essas palavras/expressões/frases de outrém com aspas, claro está.

Aqui fica a referência a um sítio dedicado a citações. (Basta clicar na palavra "referência".)

quinta-feira, outubro 05, 2006

Ainda a Bandeira Verde




Agora podes ver uma sequência de slides de alguns momentos significativos do dia da entrega da Bandeira Verde.

À entrada da ESA, se olhares com atenção, ela já esvoaça para te dar as boas-vindas.

domingo, outubro 01, 2006

E-Toys.ar: Podcast for Teachers#links#links#links

Um link para Teachers:

E-Toys.ar: Podcast for Teachers#links#links#links

Que palavras são estas?


Aqui está um pequeno desafio: consegues perceber quais são as palavras escondidas?
Se quiseres experimentar este tipo de composição, basta clicares sobre http://www.typogenerator.net/index.php

Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares

No passado dia 25 de Setembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, teve lugar o Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares, ao qual assistiram membros da nossa comunidade escolar.
Das diversas comunicações, destacaria Cómo Pinocho aprendió a leer apresentada por Alberto Manguel .

O autor fala-nos de três níveis de leitura. Conforme pode lêr-se neste texto, num primeiro momento, aprendemos o código escrito que cifra a memória de uma sociedade; a seguir, aprendemos a sintaxe própria desse código; mais tarde, entramos num estádio mais complexo, em que a nossa aprendizagem se centra já no modo como o texto escrito nos ajuda a conhecer o mundo que nos rodeia de uma forma profunda, imaginativa e prática.

Usando a fábula de Pinóquio como metáfora da nossa aprendizagem da leitura efectiva e criação da nossa própria cidadania, Alberto Manguel termina, dizendo: quando Collodi (autor d' As Aventuras de Pinóquio) afirmou a importância do pão sobre as palavras, estava muito consciente de que a crise de uma sociedade é, em última instância, uma crise da imaginação.