terça-feira, março 04, 2008

O Programa seria todo feito de Poesia


Este post é absolutamante pessoal. Ao ler o JL, encontrei um artigo sobre uma pessoa conhecida e que marcou o meu percurso académico e a minha visão da própria Literatura.

Falo a nível do Ensino Superior, pois se alguém mereceria aqui uma homenagem solene seriam dois professores de Português e Literatura Portuguesa que me abriram estes caminhos magnícos das Letras, nomeadamente Fernando Pessoa. Falo de Leonor Perdigão e Jorge Santos, ambos fundamentais e inesquecíveis e brilhantes.


Ao chegar à faculdade, àquele mundo em que era suposto conhecer uma infinidade de autores, que todos mencionavam com a facilidade do que nos é forçosamente familiar, outro professor se viria a destacar - Mário Avelar. As suas aulas, com turmas numerosas, cativavam e surpreendiam pelas leituras que fazia muito para lá do óbvio. Certa vez, disse-nos com a maior naturalidade que considerara a hipótese de construir o Programa da sua disciplina com poesia, apenas. Pareceu-nos um arrojo, algo de absurdo, mas compreendi mais tarde que seria possível, agradável e um verdadeiro desafio.

Três personalidades tão profundamente marcantes quão distintas, três pessoas admiráveis e professores extraordinários.

Bem hajam!

Sem comentários: