quinta-feira, novembro 27, 2008

Happy Thanksgiving!


Thanksgiving
Upload feito originalmente por the.blackswan
Hoje é dia de dar graças, como todos os outros. Nos Estados Unidos, uma festividade assinala, na última quinta-feira de cada Novembro, o encontro da família que degusta um perú cozinhado a preceito.
Também nós na esa trouxemos o Thanksgiving ao nosso refeitório, acompanhando a refeição deliciosa, preparada pela equipa da dona Loução, com canções de vozes entrelaçadas e música dedilhada pelo professor António Rodrigues. Agradecemos à doce Rute e às professoras Clarisse Sequeira e Ana Guerra que emprestaram a sua alegria a "Amazing Grace" e "I Have a Dream".

Um dia feliz a todos!

quarta-feira, novembro 26, 2008

Feliz Aniversário!


A SPEA fez 15 anos ontem.
Dê uma presente à SPEA e junte-se a esta família!A SPEA foi fundada no dia 25 de Novembro de 1993, e hoje conta com o apoio de quase 2500 sócios, para o cumprimento da sua missão. Saiba também o que a SPEA tem para lhe oferecer : novos postais digitais de Boas Festas, ideais para partilhar com os amigos e a família.

segunda-feira, novembro 24, 2008

As raízes do meu ser


Já deves ter ter reparado que, no Centro de Recursos, está a decorrer a "Estação do Livro".
Das várias actividades programadas, salientamos aqui uma que foi dinamizada, na passada sexta-feira, pela associação ACRESCER, e na qual participaram os alunos do 8ºC.
As "raizes dos seres do 8ºC" estão aqui representadas na forma de árvore.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Os Antílopes


African Antilope
Upload feito originalmente por baerchen57
Hoje é noite de teatro!

Alguns dos formandos dos cursos EFA, da nossa escola, vão hoje assistir à peça «Os Antílopes», do escritor sueco Henning Mankell, numa encenação de Solveig Nordlund, com actuação da Companhia de Teatro de Almada.

Bolsas de Investigação

NOVA GERAÇÃO DE CIENTISTAS POLARES - 6 Bolsas de Investigação
03 Nov 2008
O Comité Português para o Ano Polar Internacional abre concurso para atribuição de seis Bolsas de Investigação no âmbito do PROGRAMA “NOVA GERAÇÃO DE CIENTISTAS POLARES” com financiamento da Caixa Geral de Depósitos, nas condições abaixo indicadas.
BOLSA 1: Caracterização petrofísica de amostras de rocha e solo como contributo para o estudo do permafrost e das alterações climáticas na Antárctida.
Instituição: Centro de Geofísica da Universidade de Évora;
Orientador: Professor Doutor António Correia;
Duração: 24 meses

BOLSA 2: Alteração na expressão génica em resposta ao stress num peixe da Antárctica.
Instituição: Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve;
Orientador: Professor Doutor Adelino Canário;
Duração: 24 meses

BOLSA 3: O ozono e os constituintes minoritários da atmosfera Antárctica. Estudos climáticos e influência de aerossóis/nuvens na obtenção dos gases a partir de dados radiométricos espectrais.
Instituição: Centro de Geofísica da Universidade de Évora;
Orientador: Doutor Daniele Bortoli
Duração: 24 meses.

BOLSA 4: Alterações climáticas e o regime térmico do permafrost nas ilhas Shetland do sul, Antárctida. Estudo de índices de congelação do ar e do solo.
Instituição: Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa
Orientadores: Professor Doutor Gonçalo Vieira e Doutora Carla Mora;
Duração: 24 meses

BOLSA 5: Biologia, distribuição e abundância de fauna pelágica no Mar de Scotia (Antárctica).
Instituição: Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve
Orientador: Doutor José Xavier e Martin Collins (British Antarctic Survey);
Duração: 12 meses
mais informações: jxavier@ualg.pt

BOLSA 6: Variações da temperatura superficial dos oceanos e efeitos no comportamento e reprodução de dois predadores alados: implicações para a previsão dos efeitos de prováveis mudanças climáticas
Instituição: Unidade de Investigação em Eco-Etologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada;
Orientador: Doutor Paulo Catry;
Duração: 18 meses

Toda a informação em http://www.portalpolar.com/index.php?option=com_content&task=blogsection&id=11&Itemid=250

Enviado pela professora Xana.

sábado, novembro 15, 2008

Saudade

Quando um grande amigo nos deixa, aquele vazio inicial, talhado com aspereza pela dor da ausência fica, aos poucos, preenchido com a lembrança das suas gargalhadas, dos seus conselhos, do seu sorriso e expressões muito próprias.

A Ana Marques foi assim uma amiga para a vida. Uma pessoa "simples e forte", como disse a sua mãe.
Para ti, querida Ana, que Deus te tenha em bom lugar!

Obrigada!

eTwinning

Algumas das turmas dos Cursos EFA estão integradas num projecto eTwinning, intitulado Magic Christmas Trees and Wishes. O número de parceiros nesta experiência é elevado e considerável.

Pretende-se que haja uma troca de contributos sobre as tradições natalícias dos diferentes países em diálogo.

No fim, haverá lugar à apresentação de árvores de Natal decoradas com postais feitos por todos os alunos e formandos.

Uma época mágica, cheia de luzes e músicas memoráveis, de valores solidários e amistosos.

Economia e Gestão


No passado dia 6, pelas 19:30h, no anfiteatro grande falou-se de Economia e Gestão. Tratou-se da sessão "À Conversa...", cujo orador, José Baeta Oliveira, fez uma apresentação clara e objectiva sobre este tema que constitui a Unidade de Competência 4, nos Cursos EFA, do Ensino Secundário. Uma iniciativa apreciada por todos os presentes.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Uma pérola ...Imperdível!



Corriam os anos 50!Como era genial a criação do homem sem a utilização dos actuais recursos tecnológicos........

terça-feira, novembro 11, 2008

Um bom dia de São Martinho


Assinalado a 11 de Novembro, o dia de São Martinho é um dos mais festejados no nosso país. Castanhas, água pé e convívio são três dos ingredientes que marcam o dia de muitas familias e amigos. Assim se continua a marcar a tradição portuguesa de se celebrarem magustos.

E lá diz o provérbio “No dia de São Martinho comem-se as castanhas e bebe-se o vinho”.

Na polivalente, é possível ver uma pequena exposição alusiva a estas festividades, na qual se expõem pequenos trabalhos de pesquisa, levados a cabo por alunos das turmas EFA, do Ensino Básico.

Mais logo, haverá lugar à degustação de castanhas assadas, misturadas com alguma música e alegria, numa iniciativa do CNO, envolvendo também o público dos EFA.


quinta-feira, novembro 06, 2008

Coastwatch

Coastwatch

UM OLHAR SOBRE A BIODIVERSIDADE

O Projecto Coastwatch Europe é um projecto de defesa e estudo ambiental dos sistemas litorais europeus. Foi criado em 1989 na Irlanda e envolve cerca de 23 países. A nossa Escola participa activamente neste projecto, pelo menos, há seis anos.

Anualmente,
é realizada uma campanha de recolha de dados ambientais na zona litoral, que ocorre em simultâneo em todos os países aderentes ao projecto. Em Portugal, a coordenação deste projecto está a cargo do GEOTA - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente.

Este ano, a turma responsável pelo Coastwatch da nossa Escola foi o 10ºH, orientado pelas professoras Alexandra Figueiredo e Clarisse Sequeira. O levantamento de dados foi efectuado nos dias 4 e 5 de Novembro, das 13 às 17 horas, na Fonte da Telha e na Baía do Seixal. A deslocação à Fonte da Telha só foi possível graças à utilização de um autocarro cedido pela Câmara Municipal do Seixal.

Esta iniciativa insere-se no Programa Eco-Escolas, do qual a Escola Secundária de Amora também faz parte, tendo por isso já sido galardoada com a Bandeira Verde. Para mais informações, consulta os sítios: www.abae.pt e www.geota.pt .

Enviado pela professora Alexandra Figueiredo.