sexta-feira, setembro 25, 2009

Cientistas no Palco?!

Hoje, dia 25 de Setembro, a partir das 14 horas, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, são o palco de diversas actividades que visam aproximar a ciência e os investigadores da sociedade.


"Cientistas ao Palco" é um projecto integrado na "Noite Europeia dos Investigadores", iniciativa da União Europeia que acontece todos os anos desde 2005, em várias cidades europeias ao mesmo tempo, com o objectivo de aproximar os investigadores e a ciência da sociedade.

O Programa Polar Português - ProPolar está presente nesta iniciativa com algumas actividades demonstrativas da ciência desenvolvida pelos cientistas polares portugueses. Podes ainda experimentar alguns equipamentos e materiais utilizados pelos cientistas durante as campanhas e descobrir o que realmente sabes sobre as regiões polares através de jogos interactivos e experiências.

Das 14h00 - 17h30 | Actividades "mãos na massa"
- Exposição de tenda tipo Scott e roupa polar do British Antarctic Survey;
- Actividades "Mãos no Gelo", com o Pavilhão do Conhecimento;
- Demonstrações sobre ciência polar - realizada por jovens cientistas polares portugueses (Programa Nova Geração de Cientistas Polares);
- Jogos polares em computador - "Gosto-do-Frio" "Nica nos Pólos", "Antárctida", "Fauna Polar", "Pinguim";
- Sequência de filmes sobre ciência polar portuguesa.

Às 18h00 | CAFÉ DE CIÊNCIA, com Gonçalo Vieira
Numa viagem ao Pólo Sul, vamos falar de “Gelo quente. Da ciência polar às alterações climáticas” com o investigador Gonçalo Vieira.

Nada como uma "viagem polar" para terminar bem a semana!

1 comentário:

xana disse...

Obrigada!
Jocas