sábado, outubro 10, 2009

Prémios Nobel


O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído a Herta Müller, escritora alemã, nascida na Roménia em 1953, por ter "com a densidade da poesia e a franqueza da prosa, representado o universo dos desfavorecidos".
Em Portugal, estão traduzidos "O homem é um grande faisão sobre a terra" e "A terra das ameixas verdes".





O Prémio Nobel da Paz foi atribuido ao presidente norte americano Barack Obama "premiando os extraordinários esforços na tentativa de reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".




O Prémio Nobel da Química foi entregue a três investigadores pelos " estudos da estrutura e função dos ribossomas, os quais traduzem a informação do ADN para produzirem proteínas.






O Prémio Nobel da Medicina foi entregue a Elizabeth Blackburn, australiana, Jack Szostak, britãnico, e Carol Greider, americana, pela descoberta e identificação de telomerase, enzima que renova o revestimento na extremidade do cromossoma e cujo desgaste natural pode conduzir ao envelhecimento ou até mesmo ao cancro.



O Prémio Nobel da Física foi entregue a três investigadores, o sino-britânico Charles K. Kao, e os norte-americanos Willard S. Boyle e George E. Smith, pelo trabalho desenvolvido na area da fibra óptica e semicondutores.


Sem comentários: