sábado, setembro 26, 2009

Dia Europeu das Línguas


No sítio do jornal Público, pode ler-se:

O famoso livro de Herman Melville, “Moby Dick”, vai ser traduzido para Emoji, um tipo de linguagem usado no Japão, construído através da utilização de emoticons (símbolos como o smile, o primeiro emoticon), que integra expressões faciais, corações, e todo o tipo de figuras que sirvam para expressar emoções, palavras, objectos.

Porque hoje se comemora o Dia Europeu das Línguas, aqui fica o desafio para que aprofundes o teu saber de outras línguas, como forma de alargares os teus conhecimentos do mundo. Vais ver que vale a pena! :)

sexta-feira, setembro 25, 2009

Cientistas no Palco?!

Hoje, dia 25 de Setembro, a partir das 14 horas, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, são o palco de diversas actividades que visam aproximar a ciência e os investigadores da sociedade.


"Cientistas ao Palco" é um projecto integrado na "Noite Europeia dos Investigadores", iniciativa da União Europeia que acontece todos os anos desde 2005, em várias cidades europeias ao mesmo tempo, com o objectivo de aproximar os investigadores e a ciência da sociedade.

O Programa Polar Português - ProPolar está presente nesta iniciativa com algumas actividades demonstrativas da ciência desenvolvida pelos cientistas polares portugueses. Podes ainda experimentar alguns equipamentos e materiais utilizados pelos cientistas durante as campanhas e descobrir o que realmente sabes sobre as regiões polares através de jogos interactivos e experiências.

Das 14h00 - 17h30 | Actividades "mãos na massa"
- Exposição de tenda tipo Scott e roupa polar do British Antarctic Survey;
- Actividades "Mãos no Gelo", com o Pavilhão do Conhecimento;
- Demonstrações sobre ciência polar - realizada por jovens cientistas polares portugueses (Programa Nova Geração de Cientistas Polares);
- Jogos polares em computador - "Gosto-do-Frio" "Nica nos Pólos", "Antárctida", "Fauna Polar", "Pinguim";
- Sequência de filmes sobre ciência polar portuguesa.

Às 18h00 | CAFÉ DE CIÊNCIA, com Gonçalo Vieira
Numa viagem ao Pólo Sul, vamos falar de “Gelo quente. Da ciência polar às alterações climáticas” com o investigador Gonçalo Vieira.

Nada como uma "viagem polar" para terminar bem a semana!

segunda-feira, setembro 21, 2009


Onde estão os nossos escritores?


A VISÃO Júnior tem uma nova iniciativa aberta a todas as turmas do ensino básico.
A ideia é inventar uma história a partir de 4 factos reais relacionados com o local onde fica a escola.
Poderás encontrar mais informações aqui.

sábado, setembro 19, 2009

Dia do Diploma


No sítio do Ministério da Educação pode ler-se:

Dia do diploma

No dia 11 de Setembro, as escolas e os agrupamentos que leccionem o ensino secundário deverão promover, envolvendo a respectiva comunidade educativa, uma acção formal de entrega dos certificados e dos diplomas aos alunos que, no ano lectivo anterior, tenham terminado o ensino secundário.

Assim aconteceu na nossa escola, no passado dia 11 de Setembro, num ambiente de alegria, alguma nostalgia e muito orgulho nos nossos jovens distinguidos.

Aqui ficam algumas fotos a testemunharem momentos para recordar sempre:
















Muitos parabéns a todos e muitas felicidades! Obrigada por partilharem connosco estes momentos das vossas vidas!

sábado, setembro 12, 2009

Arte pelos mares


O veleiro “Hulda” chega a Lisboa, podendo ser visitado entre os dias 4 e 13 de Setembro na Marina do Parque das Nações. A entrada é gratuita.

Depois da saída de Estocolmo, em Março, e de paragens em Amesterdão, Antuérpia e Bordéus, o veleiro “Hulda” chega a Lisboa, podendo ser visitado entre os dias 4 e 13 de Setembro na Marina do Parque das Nações.
A entrada é gratuita.

Lisboa é a quinta cidade a receber o Festival Hulda, um projecto apoiado pela Comissão Europeia que visa levar a dez portos europeus o veleiro “Hulda”, um barco centenário que traz a bordo uma exposição de arte e ciência do artista turco-sueco Ilhan Koman (Edirne 1921 – Estocolmo 1986).

No cais da marina, bem perto do veleiro, será dinamizado pelo Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, parceiro português do projecto, um conjunto de actividades subordinadas à temática da arte e ciência, dirigidas ao público de todas as idades. Os workshops terão lugar entre as 10h e as 12h e as 15h e as 19h, de domingo a quinta, e entre as 15h e as 22h, às sextas e sábados. Assim, e depois da visita à exposição das obras de arte científicas de Ilhan Koman, o público é desafiado a criar os seus próprios trabalhos artísticos, tendo a ciência como fonte de inspiração.


Retirado daqui.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Ideas worth spreading


Esclarecimento na esa


Coughing Colors
Upload feito originalmente por rkluge


Hoje é dia de conhecer o Plano de Contingência que nos pode proteger da gripe A.

Haverá, pois, algumas sessões de esclarecimento durante o dia, dirigidas aos professores.

Um bom ano a todos e sem gripe por perto! :)