quinta-feira, maio 31, 2007

Primavera da Europa

Um grupo de alunos do 7º D, da esa, elaborou um trabalho ilustrativo do 5oº aniversário da União Europeia.
Parte desse trabalho integra a composição de um poster sobre o mesmo tema, e que deverá integrar um Concurso promovido através do site http://www.springday2007.net. Aqui, pode ler-se:

Pretende-se compreender o que significa a democracia para os jovens cidadãos Europeus e reforçar os valores democráticos na UE. Os alunos podem reflectir sobre vários temas que ilustram a democracia, incluindo a integração e a cidadania Europeias, bem como as realizações, os benefícios e o futuro da UE.

segunda-feira, maio 28, 2007

Conta-me Como Foi


Não posso deixar de louvar a RTP pela exibição de uma série da maior qualidade, que nos envia do final dos anos 60, postais coloridos, de uma sociedade bem caracterizada, com instantâneos de humor, ternura, nostalgia e o toque certeiro em valores e sentimentos.
No episódio mais recente, o jovem Carlos, menino traquinas de oito anos apenas, colhe as memórias - que nos relata 39 anos depois - sobre a visita do tio que vive em Paris.
Por aqui, entramos na temática da emigração - saída para muitos -, das saudades, da importância e centralidade dos laços familiares, da discriminação, da ostentação, do valor das raízes, da superficialidade, dos enganos, da necessidade de sobrevivência.

Trata-se de uma adaptação da série Cuéntame Cómo Pasó, criada no país vizinho. Uma belíssima aposta com um elenco a merecer o nosso elogio.

Canal 1 - serão de Domingo.

domingo, maio 27, 2007

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi o pai do escutismo mundial e nasceu há 150 anos, em Londres. A sua vida repleta de vivências extraordinárias e aventurosas, moldadas por um carácter recto e generoso, fazem dele uma referência fundamental, de amadurecimento no respeito pelo outro e pelo ambiente.

Para saber mais um pouco sobre esta figura admirável aqui ficam duas sugestões:

Escutismo Para Rapazes e A Escola da Vida - Autobiografia de Baden-Powell, fundador do Escutismo.


“Tive uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida tão feliz. (…) A felicidade não advém do facto de serem ricos, nem de serem meramente bem sucedidos na vossa carreira, nem sequer de satisfazerem todos os vossos caprichos. Um passo em direcção à felicidade é tornarem-se saudáveis e fortes enquanto são jovens, para que possam ser úteis e assim consigam desfrutar da vida quando forem homens.”


terça-feira, maio 22, 2007

No Passeio da Fama


Os nossos finalistas tiveram a sua noite de glamour, no passado Sábado, a marcar um percurso que guardarão para a vida e que é a passagem pela Escola Secundária, muitas vezes onde, chegando logo no 7º ano, ficamos mais tempo e criamos amizades para a vida, firmamos as nossas convicções.

A todos vós, um obrigada por todas as boas recordações que nos deixam e muitas felicidades pela vida fora!

Parabéns e muito sucesso nos exames!

Centenário da Festa da Árvore


Evocar a história e sensibilizar para a importância das árvores

"Pela uma e meia hora da tarde de vinte e seis de Maio de mil novecentos e sete nesta villa do Seixal e sede da escola official do sexo masculino onde a commissão escolar de beneficência e ensino desta mesma freguesia costuma reunir foi solemnemente celebrada a sessão da Festa da Árvore a primeira que se efectua no paiz"

Acta via 7 da Comissão Escolar de beneficiência e Ensino da Villa do Seixal

A primeira celebração da árvore realizada em Portugal teve lugar há 100 anos no Seixal. Nos dias 21, 25 e 26 de Maio vão ter lugar várias iniciativas no âmbito das comemorações do Centenário da Festa da Árvore no Concelho. Estas iniciativas estão a ser desenvolvidas pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com a EB 2, 3 Dr. António Augusto Louro.

Esta celebração teve na sua essência um cariz pedagógico e lúdico que, 100 anos depois, se repete no Município do Seixal.

No dia 25 de Maio, pelas 21h, no Auditório da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, realizar-se-à uma conferência dada pelo Professor Fernando Catarino, um reconhecido conhecedor e amante das arvores.

(Enviado pela professora Alexandra)

A Literatura na nossa escola


A escritora Deana Barroqueiro desloca-se hoje à nossa escola para apresentar o seu romance D. Sebastião e o Vidente.

Haverá lugar a troca de impressões e sessão de autógrafos. Todos são convidados a saber mais sobre esta figura lendária da nossa História, o Rei jovem que se fez Desejado, por partir para terras de África, numa demanda do seu sonho, tal como Quixote, Galahad e aqueles outros Portugueses que abriram rotas oceânicas.

Aqui fica este desafio!

quinta-feira, maio 17, 2007

Ninguém sabe que esta árvore está... ali







Dá um passeiozito pela escola e rende-te ao encanto desta árvore. Chama-se lódão-bastardo.


Nome Científico - Celtis Australis L..

Família - Ulmáceas

Origem - região mediterrânica

Maturidade - 15 a 20 anos

Altura máxima - 20 a 25 metros

Longevidade - 400 a 500 anos

Descrição - árvore de folha caduca, tom verde-escuro, lanceolada e serrada. Os frutos são pequenas dropas de cor negra.

Curiosidade - também é conhecida por ginginha do rei, em virtude dos seus frutos serem comestíveis e fazerem lembrar as gingas. Foi muito utilizada para construcção de carroças, coronhas de espingarda, etc. Ainda é utilizada na cestaria devido à flexibilidade e resistência da sua madeira.







Já reparaste como os troncos se abraçam entre si?

Não te apetece abraçá-la também?





A ESA é notícia no Oceanário







A"Acção Praia Limpa" é notícia de destaque no site do Oceanário.
Clica aqui!
Parabéns à equipa vencedora e a todos os participantes!




domingo, maio 13, 2007

Hugs and Kisses

Vista Cruz de Pau

Beijinhos para os nossos alunos que atravessaram fronteiras e nos visitam aqui!
Temos saudades, mas queremos que estejam sempre bem. :o)

es@+ Centro Novas Oportunidades: As nossas leituras

es@+ Centro Novas Oportunidades: As nossas leituras

A propósito, e por aqui? Que leituras gostariam de partilhar?

Deste lado, a mais recente? Eugénio de Andrade.

Les Aventures de Tintin d'après Hergé

Hergé, criador de Tintin nasceu há cem anos em Bruxelas. O seu legado compreende aventuras emocionantes e um conjunto de heróis únicos que vale a pena recordar. :o)

Defensores dos Oceanos


A edição deste ano dos jogos de praia teve o seu encerramento com o jogo 'Acção Praia Limpa'. A sua organização resultou da parceria entre o Clube da Natureza, o Departamento de Educação Física da esa, Colaboradores do Oceanário de Lisboa e da CM do Seixal.

O Oceanário de Lisboa ofereceu t-shirts à equipa vencedora e entregou cartões de crédito para os Defensores dos Oceanos, a todos os participantes.
A Câmara Municipal do Seixal disponibilizou as preciosas luvas grossas que foram utilizadas pelos participantes.
Bem-hajam!


Uma Hora Sem Energia


O Oceanário de Lisboa espera-te para uma visita inesquecível. Para já, aqui fica uma sugestão: http://www.oceanario.pt

Neste sítio, poderás ler os conselhos e as informações que o Vasco (aqui à esquerda) tem para te dar.

Ele fala-nos de uma iniciativa promovida pela organização One Hour No Power (uma hora sem energia), que apela a todas as pessoas que estão preocupadas com as alterações no clima que simplesmente desliguem todos os seus equipamentos (não vitais) durante uma hora, ao meio-dia de Domingo 1 de Julho de 2007.

Pretende-se que esta seja uma hora sem carros, computadores, televisões, etc. e que se estenda a um maior número possível de pessoas e organizações.


Defenda as baleias!


A famosa organização Greenpeace informa que o futuro das baleias será decidido em Anchorage, no Alasca (E.U.A.), dentro de poucas semanas. A Comissão Internacional de Pesca à Baleia (IWC, i.e. International Whaling Commission) vai reunir-se e decidir se as baleias poderão continuar a ser pescadas, ou não.

Durante os próximos dias o Greenpeace vai apresentar sugestões sobre como todos podemos influenciar a decisão tomada em Anchorage.

Vá clicando aqui para ter notícias e updates sobre esta operação.


Retirado de http://www.oceanario.pt

sábado, maio 05, 2007

"O CORPO HUMANO COMO NUNCA SE VIU"



Exposição a não perder!
A história da Humanidade conta com muitos contributos para o estudo do corpo humano, não só cientificamente mas tambem esteticamente.
Aproveitando esses legados, e com carácter essencialmente educativo, o médico norte americano Roy Glover foi mais longe propondo um tratamento mais inovador da apresentação do corpo humano, até então restrita a médicos e estudantes de medicina.

Mãe não tem limite



Quem ama, cuida

Para Sempre


Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.


Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

(Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, maio 02, 2007

Palestra - OGM

A nossa escola vai receber a visita da Professora Maria Margarida Oliveira, responsável pelo Laboratório de Biotecnologia Florestal do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, da Universidade Nova de Lisboa.

No próximo dia 4 de Maio, pelas 9:30h, terá lugar, no Anfiteatro Pequeno, uma palestra subordinada à temática dos Organismos Geneticamente Modificados.

Mais uma vez, este evento é da responsabilidade do grupo de trabalho que vem trabalhando nesta área de investigação, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.